Você sabia?

0
1607

1. Que, na idade média, eram considerados bons dentistas os que arrancavam um dente na maior velocidade? (o sofrimento era mais rápido!)
2. Que já existiam (com muitas restrições) pontes fixas no tempo dos faraós?
3. Que as obturações de amalgama de prata eram feitas raspando-se uma barra de prata em uma lima e, na limalha resultante misturava-se mercúrio em um potinho de vidro? E, que as sobras eram simplesmente jogadas no chão, o que acabava causando a morte do dentista ou sua loucura?
4. Que os implantes dentários, hoje, são um verdadeiro milagre da odontologia e que a maioria, 35 anos atrás tinha uma margem de sucesso insignificante e hoje esta mesma margem chega a 98% de sucesso?
5. Que o arsenal técnico e medicamentoso da odontologia por volta de 1900 continha, mal e mal dezenas de itens e hoje são milhões?
6. Que, em tempos idos fechavam-se tratamentos de canais com materiais tão estranhos quanto lascas de laranjeira?
7. Que, “antigamente” não era raro queimar a boca de um paciente com um material de moldagem (godiva) que era aquecido em banho maria?
8. Que, com uma boa orientação profissional de higiene uma simples restauração pode durar até 25 anos, e que com uma má higiene esta mesma não dura 5?
9. Que uma prótese total (dentadura) deve ser trocada em até 5 anos, e que tem pacientes que ficam com a prótese até 20 ou 30 anos??? (aos milhares?).
10. Que uma ponte móvel de cromo cobalto (de ganchinho) uma vez que entortou nunca mais tem conserto?
11. Que o Cirurgião-Dentista Horace Wells, o “pai” da anestesia, foi ridicularizado em uma demonstração e posteriormente foi considerado não apenas como descobridor da anestesia, como também um benfeitor da humanidade?
Os fatos acima relatados são apenas uma parte das curiosidades inerentes à odontologia. A diferença da odontologia do início do século passado para os dias de hoje é a mesma da mais absoluta treva para a luz. Os progressos obtidos neste século e pouco poderiam ser considerados naquela época como mera ficção científica. Casos que seriam insolúveis hoje viram sucessos inegáveis. Situações de dor intensa, antigamente, hoje são resolvidas em sua esmagadora maioria, sem dor alguma.
Tente, procure um Cirurgião Dentista.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA