Senhorinhas fuxiqueiras

0
1363

Foto:

Senhorinhas fuxiqueiras

Uma ação social é movida com dedicação, devoção, amor e muita força de vontade e rende bons frutos na comunidade local. Falamos do grupo de mulheres da terceira idade que todas as terças-feiras se reúnem no Núcleo Assistencial Anita Briza. O Guia Daqui Lapa Leopoldina conversou com duas ativas participantes deste núcleo, Helena e Marizete, para saber como foi que isso começou.
Depois de ter contato com a cultura da reciclagem, que em novembro de 2005 o Hospital Ermelino Matarazzo promovia, Helena Miyoko Yokai Chiya encontrou entre os 50 objetos e utensílios feitos de recicláveis, um palhacinho confeccionado com o popular fuxico, um artesanato bastante popular e que está presente em todas as regiões brasileiras. Helena conta que ficou encantada com o boneco e levou a ideia de confeccioná-lo também como sugestão de mais uma atividade para o grupo de Tai Chi Chuan da qual faz parte.
A sugestão, contou Helena, logo foi aceita e encampada pelo grupo. “Na época, o grupo de Tai Chi estava  motivado e a participação foi grande. Hoje, algumas estão mais velhas, mas tem rotatividade, algumas senhoras saem e outras entram para fazer parte das atividades”, comenta.
O projeto trouxe uma atividade para mulheres que há anos não faziam mais nada. “Tem costureiras que se aposentaram e nessa fase vem aquela  impressão de não servir para mais nada – mas essa iniciativa é para conscientizar essas pessoas para o fato de que elas não estão sozinhas”, acrescenta.
Para os próximos meses, informa Marizete Nunes Garcia, participante ativa do projeto, um novo grupo de fuxiqueiras será aberto na Associação Amigos da Lapa de Baixo. “Participamos de um grupo de atividades com o Tai Chi Chuan nesse espaço, portanto, a ideia de levar o Fuxico para lá, é natural que ocorra, porque é uma fórmula que dá certo, todos nós sentimos muita alegria em participar”, revela.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA