Educando com arte

0
1182

Foto:

Educando com arte

Em outubro de 2010, a Vila Leopoldina ganhou a Olhares da Villa,  um espaço importante voltado à educação e à melhoria do aprendizado, com a proposta de estimular o interesse pelo conteúdo didático de uma forma lúdica destacando o conteúdo artístico dentro de cada material ou objeto de estudo.
Na opinião de Maria Auxiliadora Campos Lourenço, arte-educadora responsável pela a escola, na maioria das instituições de ensino a história da arte é conduzida de uma maneira menos importante que o resto das outras disciplinas. Neste cenário, pais e educadores consideram as aulas de arte um mecanismo para aprender a confeccionar peças de artesanato ou enfeites, um conceito totalmente distorcido do significado dessa matéria no conteúdo cognitivo e cultural de cada pessoa.
No espaço Olhares da Villa a ideia é integrar a arte, a cultura e o aprendizado para tornar uma linguagem mais prazerosa e com menos cobranças. “A sociedade é imediatista e as cobranças, inevitáveis, e isso tira a capacidade de concentração e o encantamento que a criança possa desenvolver pelo conteúdo que a escola oferece”, observa a educadora.
A escola trabalha com pequenos grupos para desenvolver a sociabilização da criança, mas também pode oferecer um atendimento individualizado quando for mais adequado. O essencial é reconhecer a capacidade de cada pessoa e escolher as diferentes linguagens que podem ser usadas nos métodos de ensinamento. O importante, segundo Maria Auxiliadora, é enxergar que, por detrás de cada artista ou peça de arte, existe uma técnica, e ampliar esse conhecimento é o que torna diferente o processo de aprendizagem.
Além dos cursos e acompanhamento didático para crianças especiais, a Instituição oferece cursos para a capacitação de professores, pois entende que existe a necessidade de desenvolver conteúdos teóricos com base nas experiências desses profissionais com os próprios alunos. Formado por educadores, psicopedagogos e artistas plásticos, o local é um espaço agradável capaz de proporcionar conforto e segurança ao aluno durante a jornada escolar.
Entre as diversas linguagens que o Olhares da Villa trabalha, há também as oficinas de jogos de matemática, oficinas de cinema, culinária infantil, jogos teatrais e danças brasileiras. E a criançada aprende se divertindo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA