Soltando|a voz

0
1550

Foto:

Soltando a voz

“Quem canta seus males espanta” é um ditado popular que tem muito de sabedoria. E que tal cantar em um coral? Pois isso é possível. O Centro de Desenvolvimento Musical Caires tem, desde 2006, o Grupo Cênico Vocal, que se reúne às quartas-feiras das 19 às 20h. E ninguém paga nada.
O diretor da escola Ricardo Marcello explica que “sempre oferecemos em nossa escola aulas abertas a qualquer pessoa interessada em participar do coral e conhecer um pouco mais sobre música”. Atualmente são cerca de 20 pessoas, com idade variando entre 17 a 60 anos. Lauren Stefanini é professora do coral e também da escola. O clima lúdico e de divertimento é o que impera nos ensaios. Diz ela, “quem quiser participar do grupo, basta aparecer para apenas assistir a aula. Mas  sempre convido para participar. Afinal, o aluno veio aqui para isso, né?”.
Lauren também diz que, além do lado lúdico, o canto ajuda a reduzir o estresse do dia-a-dia. O canto também melhora a respiração, a fala e dá mais autoconfiança. “Teve aluno que chegou aqui travado e, passado um tempo, já estava mais solto e cantando…”, afirma.
A jovem Camille Luar, que mora na região, participa do grupo há dois anos. “Sempre gostei de cantar e nunca havia estudado nada. Vim para conhecer e acabei gostando”, diz a jovem, que quer continuar a cantar e quer seguir a carreira de atriz.
O repertório do coral é bem variado. Em sua maioria, músicas brasileiras dos mais diversos autores, Djavan, Adoniram Barbosa, Roberto Carlos, Cássia Eller, Elis Regina e por aí vai.
No final do ano passado, como fazem em cada semestre, fizeram uma apresentação no Café Piu Piu, na Bela Vista. Além das músicas brasileiras, teve canções do musical Grease, com direito a roupas e coreografia dos tempos da brilhantina. “Na hora de definir o repertório, apresento as melhores canções para o grupo e também levo em consideração os pedidos deles”, diz Lauren.
Alguns dos alunos que entram inicialmente só para cantar, depois tomam gosto pela arte e partem para um aprendizado mais específico através de um instrumento e do seu potencial vocal na própria escola. A Caires oferece uma variedade de cursos musicais (violão, guitarra, percussão, sopros, teclados, além de canto), para novatos e avançados, seja clássicos ou populares. Apareça e solte sua voz!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA