Sabor|mineiro

0
1437

Foto:

Sabor mineiro

Os empórios e os armazéns de secos e molhados são típicos de Minas Gerais e vendem um pouco de tudo. Apesar da chegada dos supermercados, essa tradição mineira também é encontrada pelo interior brasileiro. O Empório Sagarana, na Vila Romana, traz um pouco desse jeito mineiro para perto de nós.
No comando da casa, que foi aberta em agosto de 2009, está o casal Paulo Leite e Priscila Vieira. Ambos são de Alfenas, sul de Minas, eles abastecem seu empório com muitos produtos daquela região, como os doces de leite Majestic, por exemplo.
O ambiente lembra muito as Minas Gerais. O nome é uma homenagem ao livro do escritor João Guimarães Rosa. Há exemplares do Sagarana e outros títulos à disposição dos clientes para leitura. À venda estão cachaças (95 rótulos, e 32 delas, servidas em doses), cervejas (90 rótulos de 12 países, pilsens, stouts, ales), doces feitos por D. Fátima, a doceira mais famosa de Carmo do Rio do Carmo, tapetes de tear, camisetas e outros produtos.
“Temos produtos mineiros, igual aos armazém de secos e molhados do interior”, diz Priscila, que atende as mesas e, como Paulo, conhece muito das cachaças e cervejas que vendem e auxiliam aos clientes com suas preciosas informações.
O casal é morador da Vila Romana há anos. Priscila lecionava numa escola infantil na Vila Madalena e Paulo tinha uma distribuidora de cachaças mineiras.
“Sempre gostamos de aprender sobre cerveja e cachaça e usamos a nossa experiência ajudar os clientes na escolha da bebida. Os clientes sempre querem saber mais. Dessa forma, a gente vai mostrando um novo mundo para eles”, diz ela. Marcas famosas e valiosas como a belgas Deus ou Geuze fazem parte da carta de cervejas.
Além das bebidas, há as comidinhas que podem ser degustadas. Priscila é quem elaborou o cardápio, ainda enxuto, mas ela promete, para este início de ano, ampliar a cozinha e servir pratos da cozinha mineira. O queijo da Serra da Canastra pode ser servido com temperos, azeite e pimenta rosa, o sanduíche de carne de javali com pimenta dedo-de-moça, e a linguiça de cordeiro acebolado são três das sugestões indicadas por ela. É um jeito de visitar Minas sem sair da Vila Romana, uai!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA