Brechó do bem

0
1477

Foto:

Opções para presentear e ajudar

Criada em 2001, a Associação Bem Viver, com sede na Lapa, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve atividades e projetos que promovam o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de transtorno mental, além de apoiar os familiares desses pacientes.
Segundo a presidente honorária da Bem Viver, Inês de Bertoldi Câmara, que tem parentes com distúrbio mental, “O problema geralmente surge na adolescência, quando o indivíduo precisa fazer algumas opções de vida, como que profissão seguir, por exemplo”.
Para cumprir com o seu objetivo, a associação incentiva e promove práticas que favoreçam a inclusão social do usuário de serviços de saúde mental, além de trabalho, moradia, cultura e lazer.
A associação surgiu dentro do Caps (Centro de Atenção Psico-Social) da Lapa. “Quando a Prefeitura exigiu que o brechó que funcionava no Caps/Lapa fosse desativado, as psicólogas nos sugeriram criar uma associação que pudesse gerar receita em prol dos pacientes e seus familiares. Assim surgiu a Bem Viver”, conta a professora aposentada.
Atualmente contando com cerca de 30 associados que colaboram mensalmente ou esporadicamente, tem também a colaboração de empresas da região, que garantem a manutenção do imóvel da sede e mantêm o brechó aberto ao público. Para Inês, “o ideal seria ter número maior de associados para atendermos a um público maior”.
O brechó recebe doação de qualquer produto em bom estado de conservação, como roupas, calçados, livros, utensílios domésticos. Depois de uma triagem, todos os itens são colocados à venda por preços bem camaradas. Nesta época do ano, vende guirlandas de Natal customizadas pelas voluntárias. Doações em dinheiro também são aceitas e a associação fornece os recibos que podem ser utilizados na declaração de renda dos doadores.
Além do brechó, tem oficina de costura que faz pequenos consertos (pregar zíper, botões, barra e serviços semelhantes) para o público e das roupas que são doadas.
O brechó funciona de segunda a terça e de quinta a sexta, das 13 às 17h. Nas tardes de quarta, há um grupo de orações que é aberto a quem quiser participar.

Associação Bem Viver
R. Francisco Alves, 29, Lapa
Telefone 3495-9765
www.bemviver.org.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA