Cuidados com seus amigos

0
1622

Foto:

Saúde animal é assunto sério

A empolgação de comprar (ou ganhar) um novo animal de estimação é sempre grande. Mas é importante lembrar que o novo membro da família também exige muitos cuidados para ficar saudável.
Agosto, conhecido como o mês do cachorro louco, é a época em que os donos se lembram de vacinar seus cães contra a raiva. Mas essa não é a única vacina que eles precisam. “Eles começam a tomar a partir de 45 dias. Tem a V8 e a V10, que combatem parvovirose, cinomose, hepatite infecciosa, coronavirose, parainfluenza e leptospirose. Essa e a contra raiva eles tomam todo ano”, alerta a veterinária Débora B. Monteiro.
Os gatos também têm as suas necessidades. “Eles tomam a tríplice, quadrupla ou quintupla felina (contra rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia, clamidiose e leucemia felina) e a raiva. Para decidir qual das três depende dos hábitos do gato e do proprietário. Elas são aplicadas uma vez por ano”, explica.
Essas doenças são virais e eles pegam pelo contato com a secreção de outros animais ou pelo ar. Por isso é importante deixar a vacinação sempre em dia, como a doutora alerta: “a vacina custa cerca de R$ 45. Mas se for pensar num tratamento, você vai gastar muito mais. Fora a chance de não zerar ou ter sequelas, ou ele não sobreviver”.
Além da vacina, há outros cuidados muito importantes. “Vermifugue, dê água fresca a vontade e uma alimentação de qualidade. Existem formas de complementar a ração. Há suplementos vitamínicos ou acrescente frutas e legumes à alimentação. Ao invés de dar um ossinho comercial, dê uma cenoura para ele. É cheia de vitaminas, muito mais saudável e o efeito é o mesmo: ele vai ficar lá mordendo. Maçãs, peras, frutas duras fazem esse efeito. E não engorda tanto”, ela dá a dica.
O veterinário André Dias Dieguez, diz que os donos devem estar sempre alertas à rotina do animal. “Ele não sabe falar que está mal, ele vai demonstrar com alguns atos que não está bem”.
A visita ao veterinário deve ser feita pelo menos duas vezes ao ano. Uma para a vacinação e outra para um acompanhamento. Mensalmente, é necessário aplicar um anti-pulgas, e a cada três ou quatro meses, um vermífugo. Essas são ótimas oportunidades para o veterinário examina-lo. “Quando você fala em animais, a coisa que gira mais em torno disso é a amizade. É o melhor amigo do homem. Hoje em dia eles fazem parte da família”, finaliza o dr. André.

 

2 Amigos – Clínica Veterinária
Rua Catão, 413, Vila Romana
Telefone 3459-8054

COMPARTILHE
Artigo anteriorChega de calvície
Próximo artigoGengivas que sangram

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA