Em frente às câmeras

0
1152

Foto:

O professor e diretor Gastão Coimbra

Luz, câmera, ação! São essas palavras que nos levam para vários mundos, várias histórias. Algumas nos fazem rir, outras nos fazem chorar, e muitas nos marcam por um bom tempo. O cinema nacional está ganhando mais força a cada dia, por isso o mercado de atores para as telonas vem crescendo. Mas é importante estar preparado para essa arte, que se diferencia um pouco da interpretação no teatro.
A Danz’Arte trouxe pela primeira vez um curso de interpretação voltado para cinema e televisão. “A princípio vamos desenvolver a capacidade interpretativa. É diferente a interpretação de cinema, TV e de teatro. No cinema, seu rosto está ampliado, então, se você não tiver uma interpretação realística, falar de uma forma que as pessoas achem que você está passando por isso, você não engana ninguém”, explica Gastão Coimbra, diretor pela Ancine com muitos anos de experiência que irá ministrar o curso.
A previsão é que o curso comece em agosto e dure dois meses. As aulas serão aos sábados e durarão duas horas. É bom correr, porque serão poucas vagas, no máximo 20 alunos por turma. “É bom que tenha muitos alunos, para criar situações diferentes. Mas mais de 20 fica difícil organizar a turma e poder trabalhar. E o mínimo é de cinco alunos, para poder criar situações”, diz ele.
Durante o curso, os alunos trabalharão com pequenos textos para melhorar a desenvoltura. Gastão conta que levará a iluminação de um set de filmagem e câmeras para que o aluno aprenda sobre posicionamento, luz, marcação de cena, entre outras características de filmagem. “Às vezes a pessoa quer ser atriz ou ator e não consegue ficar à vontade com a câmera e/ou perto das pessoas e isso cria um abismo”.
No final do curso, os alunos gravarão três monólogos e levarão uma cópia em DVD para casa. Com esse material, eles poderão se inscrever em testes, pois é isso que eles normalmente pedem, entre eles, um mais dramático e um mais cômico.
No futuro, a escola também terá um curso intermediário, para os formados neste curso que queiram continuar a estudar ou para quem já tem experiência na área. Mas o professor já adverte que os cursos serão puxados e espera o melhor dos alunos. “Eu sou uma pessoa que levo a coisa muito a sério. Quem vier, eu vou pensar que a pessoa se proponha a ser um ator, uma atriz. Não só fazer o curso e tudo bem”, ele alerta.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA