Músicas do campo

0
2135

Foto:

Oswaldinho e Marisa Viana

Todo mundo sabe que o Brasil é um país musical. De norte a sul, cada região tem seu estilo, sua maneira de se expressar pela música. Em São Paulo, um os estilos mais famosos é a música caipira. Oswaldinho e Marisa Viana se conheceram na década de 1970, nos tempos de faculdade, e até hoje estão juntos, cantando músicas de raiz.
“Somos de cidades diferentes. Marisa é daqui de São Paulo e eu sou do interior de São Paulo, de Piraju. A gente se conheceu cursando a faculdade”, conta Oswaldinho. Esse encontro aconteceu durante um dos famosos festivais universitários da época. Ela se formou em biomedicina e ele, em engenharia, mas a música falou mais alto.
Os temas das músicas são ligados a terra e ao campo. “Sempre num clima alegre, com uma visão da natureza. O Oswaldinho toca viola caipira e violão. Eu faço percussão. Os efeitos que faço são todos voltados pro campo: passarinhos, cachoeira, água, vento. Aliamos essa percussão com a viola e entendemos que isso era uma coisa que retratava muito bem o interior”, ela explica.
Oswaldinho fala: “Marisa compõe mais. Ela faz a letra e a música já vem na cabeça dela. Eu, muitas vezes faço primeiro a música e depois vem a letra”.
Durante a década de 1990, o casal também ficou famoso pelo bar que tinham, o Armazém Bar-Espaço Cultural. “Era um projeto nosso antigo. Unimos muitas coisas que aprendemos com a família dela e resolvemos montar um espaço voltado para a música, não somente a caipira, mas a MPB em geral”, conta Oswaldinho. E, durante muito tempo, foi um reduto musical na Vila Madalena, com cantores como Chico César, Rita Ribeiro, Zeca Baleiro, Vanessa da Mata, entre outros.
O casal agora mora na Lapa e já possui três CDs produzidos: São Sebastião do Tijuco Preto, Balanço na Rede, um trabalho totalmente autoral e, por último, Viva Elpídio!, em homenagem a Elpídio dos Santos, compositor de São Luís do Paraitinga e autor de várias musicas de filmes do Mazzaropi. O próximo projeto é uma homenagem a compositor João Pacífico, Catando e Contando João Pacífico. Quem quiser comprar um dos CDs é só entrar em contato com a dupla. “As pessoas às vezes têm preconceito com a música caipira, mas ela é nosso chão”, finaliza Marisa.

Oswaldinho e Marisa Viana
Telefones 3831-1812 e 9461-9408
www.omviana.com.br
www.myspace.com/oswaldinhoemarisaviana

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA