Sushi: sabor e história

0
1126

Já tem um bom tempo que a culinária japonesa caiu no gosto da população. No início, era apreciada somente em restaurantes, que eram poucos e muito caros. Mas eles foram se espalhando e o preço se tornou mais acessível a todos. O gostoso agora é reunir os amigos em casa e provar que além de bom apreciador, você também é um exímio sushiman.
Na Vila Leopoldina, uma boa opção é o curso que Nelson Tanaka oferece. “O curso é direcionado tanto para quem cozinha como para quem não sabe nem fritar ovo”, esclarece Nelson. Mas o que ele nota é que, geralmente, as pessoas que não têm experiência na cozinha é que se dão melhor. Os alunos costumam ser pessoas que gostam muito da comida japonesa e não se contentam só em comer, mas há também chefs de cozinha que vêm para aprimorar seus conhecimentos. Até mesmo japoneses ou descendentes vêm fazer o curso: “São pessoas que não sabem como preparar o sushi”.
Durante um domingo, é possível aprender a fazer vários tipos de sushis e também temakis, que estão em alta. “O temaki está na moda porque é igual a um salgadinho e tem uma variedade enorme de recheios”, diz ele.
Nelson garante que o segredo de um bom sushi está no arroz: “Ele é 50% de um bom sushi, depois vem um bom peixe e o restante é o preparo”. Ele ensina a lavar o arroz (sim, aí também tem um segredinho), a cortar o peixe e até a acondicionar os quitutes. “Ele não pode ser muito prensado”, diz. As pessoas costumam pôr muito shoyu, que desmancha o bolinho, quando o certo é dar uma pingadinha nele, só para temperar.
O conteúdo do curso ainda inclui a história do sushi. Ele conta: “O sushi não é invenção japonesa, mas sim chinesa. Era um modo de conservação do peixe, porque não existia geladeira. Então, para transportar eles colocavam uma camada de arroz cozido, uma de peixe, sucessivamente. Isso fermentava e conservava o peixe”. Nessa época, século XVIII, eles jogavam o arroz fora, mas algum tempo mais tarde começaram a aproveitar o arroz, temperando-o e comendo-o junto com o peixe.
Além de todo ensinamento que Nelson passa, os alunos saem do curso com um kit completo para preparar em casa seus sushis: arroz, esteirinha, hashis de bambu, nori (alga), hapi (avental) e também uma faca japonesa, essencial para essa especialidade.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA