Seu amigo, o chocolate

0
1246

De um lado as delícias feitas com chocolate: ovos, bombons, coberturas, recheios. De outro, a dúvida: até que ponto comê-lo sem afetar a saúde? Essa dúvida atinge dez entre dez apreciadores do alimento. Pudera, a Páscoa é uma tentação de todos os lados. Mas como todo alimento, o chocolate comido em doses exageradas faz mal, mas, com moderação, ele é um aliado à saúde.
A nutricionista Daniela Pironti Cierro explica: “o chocolate contém a teobromina, que estimula o sistema nervoso e o sistema muscular, favorecendo o funcionamento do coração. Além disso, ainda tem um alto teor de flavonóides, antioxidantes que ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e podem diminuir o mau colesterol”. Ele também possui vitaminas A, B, C e D e minerais como potássio, ferro e flúor.
Segundo ela, “o efeito estimulante e calmante do chocolate pode ser conseguido com um consumo moderado. Aí está o segredo, na moderação, pois se consumido em excesso ele causa uma aceleração no metabolismo e pode favorecer o aumento de peso, a irritabilidade e até prejudicar o sono”.
Para as mulheres o chocolate pode ser particularmente benéfico durante a TPM. “Ele realmente é muito querido entre elas nessa fase”, explica Daniela. “É que nesse momento o chocolate traz uma enorme sensação de bem-estar e prazer, e isso se deve à presença do triptofano, que estimula a produção de serotonina, o neurotransmissor responsável por essas sensações”, conclui ela. Por isso o mau humor vai embora e a sensação de relaxamento dura por algumas horas.
Outra injustiça cometida com o chocolate é imaginar que ele provoca espinhas. Daniela garante que isso é mito. “Não existem estudos científicos que comprovem isso. O que causa espinhas são os hormônios”.
O que se sabe é que o chocolate amargo é o mais saudável. Ele tem menos gordura e, portanto, menos valor calórico, mas é rico em magnésio e niacina, que dão energia ao corpo, e ferro, essencial para a produção dos glóbulos vermelhos do sangue. O chocolate ao leite e os demais já têm altas quantidades de açúcar e gorduras saturadas, tornando-se perigosos se forem comidos em grande quantidade.
A quantidade ideal por dia é 30 g, ou seja, duas colheres de sopa de chocolate – rasas, claro! – o que dá um quadradinho de uma barra.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA