Psicólogo ou Psicopedagogo?

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Como lidar com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem? A escola encaminha para o psicólogo porque a criança apresenta indisciplina, desatenção, não faz as lições, notas de aproveitamento deficientes, entre outros.
Quando uma criança está com dificuldades na escola, pode apresentar problemas emocionais que interferem no processo de desenvolvimento, bloqueando o aprendizado da leitura e escrita ou da matemática. A escola se transforma em algo torturante, pois terá que se confrontar com a própria incapacidade de subtrair do ambiente, questões essenciais que o levará a obter bons resultados em todas as áreas de sua vida. Se as dificuldades não forem detectadas a tempo, podem trazer sérias conseqüências nas interações desta criança.
Tendo em vista que o aprendizado é seqüencial, ou seja, aprende-se algo e em seguida outro, que depende deste primeiro, haverá lacunas no processo, que afetará todo o futuro, incorrendo em problemas de adaptação social, identidade, fobias, etc.
Observa-se também que algumas crianças aprendem de forma diferente, em ritmo diferente do grupo. Para estas, o olhar do educador deve ser diferenciado e acolhedor e a ensinagem mais direcionada.
Nas questões ligadas às dificuldades ou distúrbios de aprendizagem, a psicologia, psicopedagogia e pedagogia, caminham juntas e integradas. A psicopedagogia é o campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas, quais sejam a pedagogia e a psicologia. Além disso, ela integra conhecimentos de diferentes ciências humanas,- da psicanálise, da lingüística, da neuropsicologia, da filosofia e da medicina-, com a finalidade de compreender os vários processos do “aprender” humano, e as possíveis causas das dificuldades.
Crianças com dificuldades de aprendizagem necessitam de um acompanhamento com psicólogo, por apresentarem questões emocionais que impedem o “aprender”, como também por um psicopedagogo, pois este vai identificar em que momento o problema apareceu, qual é o problema e como poderá ser sanado. Através de um diagnóstico, o psicopedagogo identificará a melhor intervenção a ser realizada, incluindo orientação à família e à escola.
Com a integração, -família/ criança/ escola-, é possível trazer aos “aprendentes”, o equilíbrio necessário e o resgate do APRENDIZADO.

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