João e Maria no Sesi

0
1311

Um bom programa para as férias é ir ao teatro e isso pode ser feito aqui mesmo na região. A peça infantil João e Maria, dirigida por Alexandra Golik e Carla Candiotto, com montagem da Le Plat du Jour, está em cartaz no Sesi Vila Leopoldina até 30 de julho.
Baseada no tradicional conto dos irmãos João e Maria, a peça, que traz Luna Martinelli e Bebel Ribeiro no elenco, discute a questão do amadurecimento da criança por meio de seu esforço próprio e trata da capacidade de resolver problemas e vencer as inevitáveis frustrações que a vida oferece. Para contar a história, o grupo conta com dois pássaros narradores e mistura técnicas de teatro físico, mímica, manipulação de objetos, improviso, dança e a técnica do palhaço.
“A relação com os pais, o sentimento de abandono, a luta para voltar para casa, a sobrevivência na desconhecida e temerosa floresta, a casa da bruxa, a superação do medo, a volta ao lar e por fim a urgente questão da ecologia, nos inspirou para a criação deste espetáculo”, revela Carla, autora e diretora da peça. Ela ressalta, ainda, que a montagem consolida o trabalho do grupo porque reitera uma característica marcante da companhia: a adaptação para o teatro de contos clássicos da literatura infantil.
Para Alexandra, também autora e diretora, a história aguça a inteligência e a criatividade da criança, estimulando a superação de desafios, pois a história fala sobre as conseqüências debilitantes de tentar lidar com os problemas da vida por meio da fuga, que reduz a capacidade de resolvê-los. “A peça deixa claro o conceito de que o conto de fadas é a cartilha na qual a criança aprende a ler sua mente na linguagem das imagens, a única linguagem que permite a compreensão antes de conseguirem a maturidade intelectual”.
A companhia da Le Plat du Jour surgiu em Paris em 1993 e suas primeiras produções foram realizadas na Europa. O espetáculo, selecionado entre 104 projetos inscritos no Edital de Artes Cênicas do SESI-SP, é uma realização do SESI-SP com o apoio do Programa de Ação Cultural (PAC), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA