Gengivas que sangram

0
1343

Sangram, incham, incomodam, soltam secreções, doem sensíveis ao toque, mesmo suave recebem o nome de gengivite.
Atacando de frente e de modo a que possamos ser entendidos rapidamente, vamos colocar como causas: 1) o acúmulo de resíduos – “sujeira”. 2) presença de “pedras” embaixo ou acima da gengiva, 3) eventuais cáries sob a mesma, 4) bordos de coroas, incrustações ou obturações sobrando ou faltando naqueles locais.
90% dos casos provem, mesmo, de resíduos de alimentos.
Para se entender o processo vamos colocar os causadores: 400 tipos diferentes de micróbios (fungos algas, cogumelos, bactérias, protozoários e vírus), junto com saliva, restinhos de bolo, suquinhos de carne, sopas, chicletes, enfim, alimentos entre os dentes.
Some-se o fato da boca estar a 37o os ingredientes estarão completos. Esta turminha que soma milhões de indivíduos devora todos os restos e devolve ácidos orgânicos fortes, além de gases que tem um odor fétido (gás sulfídrico).
Muito bem: Os ácidos queimam a gengiva, que incha. Destroem a camada de esmalte, formando cáries, depositam sais de cálcio (que está na saliva) na forma de tártaro que nada mais são do que “pedras” pontiagudas, e que viram “casinhas” para os micróbios. Neste ponto a agressão é tão grande que a gengiva começa a sangrar e um profissional deverá ser consultado para paralisar o processo.
O dentista destrói e remove os tártaros raspando e polindo os dentes, vai ensinar ao paciente o modo correto de manter a “casa limpa”, orientando, ensinando e fiscalizando a higiene, de modo que não sobre NADA para alimentar os micróbios. Os “inimigos” serão despejados!
Para que se tenha uma idéia, na primeira consulta do tipo “faxina geral”, quase 70% dos tártaros (em volume) serão removidos, em minutos, sem dor alguma, propiciando uma melhora sensível no quadro.
Hábitos são difíceis de mudar, procurem observar, marcando no relógio, quanto tempo gastam nas escovações diárias, e vejam se chega a 1 minuto cada escovação, pelo menos. (Garanto, à grande maioria, que o braço vai doer!).
Agora vamos a um paciente que tinha todos os problemas iniciais, e aprendeu a lição de casa: Ele não tem mau hálito, gengivite, cáries, não perde dentes, não tem tártaros, e os trabalhos que eventualmente forem feitos, nesta fase, durarão por décadas!
Tente: Procure um dentista!

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA