Estética dos dentes

0
1209

Inúmeros fatores influem na estética bucal, tais como cáries e restaurações antigas, antibióticos do tipo tetraciclinas (dentes castanhos), frutas cítricas (que corroem o esmalte), fumo (que pigmenta), excesso de escovação (desgastes acentuados), fraturas de dentes, tratamento de canal e os famigerados tártaros, sem falar nos dentes perdidos.
Vamos iniciar pelos dentes que se apresentam fora de cor, comentando que inúmeras alternativas podem ser tomadas, principiando pelo clareamento dental. Este trabalho é feito de duas formas: 1- O profissional confecciona uma “forma” que o paciente leva para casa e vai aplicando um produto que libera oxigênio nascente. Essas moléculas têm um poder imenso de clarear tudo o que encontram pela frente, inclusive a superfície do esmalte, deixando os dentes mais brancos. O Cirurgião Dentista acompanha, para evitar que o paciente exagere nas aplicações, usando de bom senso e prudência. Dentes claros demais são horríveis!!! Nessa técnica, poucos dias são o suficiente para criar um novo visual. 2- Clareamento a laser, que é feito em uma única consulta. Devo comentar que a mudança é radical e imediata, o que, não raras vezes leva a choques visuais e até mesmo comentários das pessoas mais próximas.
No caso de tártaros visíveis, a remoção dos mesmos, seguida de um polimento, traz a aparência ao normal rapidamente, desde que não sejam casos extremos.
As cáries e restaurações antigas terão que ser refeitas, dependendo do nível de destruição que o dente tenha sofrido, e caso comprometa a estabilidade do trabalho a colocação de uma coroa resolverá a situação. Já no caso de corrosão por frutas cítricas, ou por escovação, podemos corrigir o problema “por cobertura”, aplicando material restaurador diretamente na superfície corroída ou escavada, devolvendo a normalidade ao dente.
As fraturas seguem procedimento similar, dependendo de sua extensão, com resultados muito bons.
No caso de elementos perdidos a recolocação poderá ser feita através de pontes móveis, fixas, ou com o recurso de implantes a nível ósseo. Cada técnica tem uma aplicação e exigências próprias, que deverão ser analisadas com o paciente para que se encaixem dentro do poder aquisitivo do mesmo. O Odontólogo, de modo geral, é um ser humano pronto para dar atendimento a outro, seguindo os preceitos técnicos e adequando os custos para que o paciente viabilize a sua saúde bucal.
A estética é o diferencial final entre uma pessoa e outra.
Tente… Recupere a sua estética e função: Procure um Dentista!

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA