Escolha a sua turma

0
1595

Dançar, praticar esportes, conversar com os amigos, passear. Estas são algumas das atividades realizadas por muitos idosos que participam dos grupos de Terceira Idade existentes na Lapa e região. Estas atividades fazem com que eles tenham mais qualidade de vida, já que ajudam a manter a saúde em todos os aspectos: físico, social, psíquico e espiritual.
Saber usufruir de todos os momentos de lazer, a interação social e o desenvolvimento de hobbies e interesses diversos também faz com que a mente se mantenha ativa e saudável. Se já não possui a vitalidade da juventude, por outro lado o idoso tem o conhecimento adquirido através das experiências ao longo de toda uma vida. Partilhar estes conhecimentos faz com que ele se mantenha integrado à sociedade. Por isso, estar em contato com outras pessoas é importante para o idoso.
Há vários grupos de Terceira Idade na região da Lapa. Eles se reúnem semanalmente e cada um tem sua atividade principal, como jogar bingo, passear, praticar esportes, dançar e cantar. Mas não é só isso. Essas pessoas têm um objetivo maior que é se divertir e ser feliz.

A turma do bingo

• Grupo Alegria. Este grupo, que tem cerca de 40 integrantes, é coordenado por Leonor Benatti. “Fazemos orações, passeios em cidades do interior de São Paulo e jogamos bingo. Assim são nossas reuniões”, conta. As reuniões acontecem às terças-feiras, das 14 às 16h, no CDM City.

• Grupo Espírito Santo. Dona Madalena Carpe coordena este grupo, que tem 25 pessoas. “Eles dizem que já trabalharam muito na vida e agora chega. Conversamos, contamos piada e jogamos bingo. Também passeamos de vez em quando, uma ou duas viagens por ano”. As reuniões são às sextas-feiras, das 14 às 16h, no CDM City.

• Grupo Flor do Campo. Este grupo reúne 30 pessoas, sob coordenação de Neide Sabariego Gonçalves. “Hoje só queremos jogar bingo. Fazemos passeios, a cada dois meses, em sítios e outras cidades. Nossa reunião é muito gostosa, é todo mundo mais ou menos da mesma idade, com a mesma cabeça. Começamos sempre com uma oração e depois começa o bingo”, diz. O grupo se reúne as quintas-feiras, das 14 às 16h, no CDM City.

CDM City
Rua Sepetiba, 660, Vila Ipojuca.
Telefone 3879-1089.

• Grupo 13 de Maio. 42 pessoas participam do grupo de Terceira Idade 13 de Maio. Devotos de Nossa Senhora de Fátima, o grupo recebeu este nome porque dia 13 de maio é o dia da santa e também foi a data em que eles começaram a se reunir. E eram 13 pessoas no início! “Às vezes fazemos passeios para recantos e cidades de São Paulo e Minas Gerais. Mas jogar bingo é o que o pessoal mais gosta”, conta o coordenador Nelson Ruiz. Eles também fazem festas e comemoração de aniversários todo mês. O Grupo 13 de Maio se reúne às quartas-feiras, das 14 às 16h, na Sociedade Amigos de Vila Ipojuca.

• Grupo Primavera. As 45 pessoas que integram o Grupo Primavera, coordenado por Adelaide Gerbin e Rosa Rill, gostam de jogar bingo e passear. “Esses passeios são no interior e em sítios. Uma vez por ano passamos um final de semana. No mais, o negócio é jogar bingo”, diz dona Rosa. Eles se reúnem as sextas-feiras, das 14 às 16h, na Sociedade Amigos de Vila Ipojuca.

Sociedade Amigos de Vila Ipojuca
Rua Tonelero, 610, Vila Ipojuca.
Telefone 3672-5542.

Os esportistas

• Superveteranos. O Grupo de Superveteranos da ACM Lapa reúne pessoas com 60 anos ou mais, que participam de aulas de ginástica adaptada e hidroginástica, duas vezes por semana. Além disso, eles fazem passeios, participam de festas e viagens. O objetivo é a integração social e a melhoria da qualidade de vida. Para participar do grupo é necessário agendar com a Assistente Social.

ACM Lapa
Av. Brigadeiro Gavião Peixoto, 1100, Alto da Lapa.
Telefone 3839-5800.

• Esportes variados. Pessoas da Terceira Idade se reúnem no Pelezão para praticar esportes. As opções são jogos adaptados, como atividades com bola, vôlei e basquete (segunda e quarta-feira, às 8h); ginástica adaptada (terça e quinta-feira, às 8h), tai chi chuan (terça e quinta-feira, às 8h) e yoga (segunda-feira, às 9h). O diferencial é a “capoterapia” (quarta e sexta-feira, às 9h), um misto de capoeira e terapia que tem dado certo. Para pessoas de 40 a 80 anos. Basta ir até lá e se inscrever.

Centro Esportivo Edson Arantes – Pelezão
Rua Belmonte, 957, Alto da Lapa.
Telefones: 3834-0032 e 3632-0071.

Reunidos para cantar

• Karaokê. Em eventos como inaugurações de colônias, aniversários, chegada de convidados, os japoneses comemoravam reunindo-se na casa ou galpão do líder da comunidade local e começava uma informal solenidade: um após outro improvisava canções enquanto a platéia proseava, dançava e marcava o ritmo com palmas, único acompanhamento musical do cantor. Assim nascia o karaokê. Um grupo da Terceira Idade, cerca de dez pessoas, se encontra no Anhanguera Nikkei Clube para aprender a cantar no karaokê. As reuniões acontecem às terças-feiras, às 14h.

Anhanguera Nikkei Clube
Rua Tenente Landy, 410, Lapa.
Telefone 3611-6036.

Passear e fazer artesanato
• Grupo Fortaleza. As senhoras do Grupo Fortaleza, ligado à Associação dos Grupos de Idosos da Região Oeste (Agiro), gostam de fazer trabalhos manuais, como tricô, crochê, pintura em tecido, e também de sair para passear de vez em quando. Coordenado por Maria da Conceição Santaella Ferreira, há 40 pessoas no grupo. Elas se reúnem às sextas-feiras, das 14 às 16h, na rua Constança. Outros grupos integram a Agiro. Para saber onde estes grupos se reúnem, dia e horário, e se inscrever naquele que está mais próximo da sua casa, basta entrar em contato com a Agiro, na Subprefeitura da Lapa. Rua Guaicurus, 1000, sala 53. Telefone 3873-5645.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA