Emergências em odontologia

0
1096

Os casos mais comuns que recebem o nome de emergências são os que envolvem o pior de todos os sintomas, ou seja a dor. Em uma escala de zero a mil a pior dor que suportamos antes de desmaiar é o cálculo renal com nota 1000, e as duas seguintes são, exatamente, pulpite e abcesso com nota 999,5.

a) Pulpite. Imaginem que dentro de um dente temos veias, artérias, nervos, e que tudo isso está vivo e funcionando. Quando, (por vários motivos tais como cáries, traumas, movimentos violentos ou outros) um dente se vê ameaçado de morte. Uma primeira reação é a inflamação do conjunto interno do dente que causa uma compressão direta no nervo. Como sabemos que lá dentro existem artérias que recebem um fluxo de sangue do coração a cada batida, ocorre um aumento de pressão violento, 75 vezes por minuto, o que equivale a uma dor horrível a cada batida. Para este caso o C.D. anestesia o paciente e elimina o nervo do dente, artéria, veias e tecido conjuntivo acabando com a dor em uma única consulta.

b) Abcesso. Neste caso o paciente já passou, provavelmente, pela dor anterior, e se sobreviveu a ela e pensa que está curado, ledo engano!
Caracteriza-se por uma contaminação de toda a parte interna do dente (vulgarmente chamada de nervo) e o osso adjacente por bactérias, que produzem além de substâncias nocivas, gás. Este gás gera (por falta de uma saída de escape) uma pressão que vai aumentando, gradativamente, comprimindo terminações nervosas do tecido ósseo que dá sustentação ao dente, gerando uma dor lancinante. Neste caso o C.D. tem que abrir o dente para dar vazão ao gás e secreção purulenta que estão aprisionados lá dentro. Depreende-se que a máxima popular de não ir ao Dentista porque o dente está inflamado ou inchado não tem sentido nenhum. A intervenção é necessária, e só ela pode ajudar o paciente nesta situação.
Como se percebe claramente são casos de ponta, geralmente causados por lesões antigas, ou meramente por descuido, ocasionando tratamentos de canal indubitavelmente. Um paciente que se cuida indo ao consultório para revisões periódicas a cada 3 ou 6 meses virtualmente está livre destas emergências.
Tente: Procure um Cirurgião Dentista.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA