Deliciosa mania

0
1237

“Que tal um café?”. Este convite funciona como uma injeção de ânimo a qualquer hora do dia. Este hábito bem mineiro não se perdeu entre os paulistas, que cada vez mais adoram tomar um pretinho. Independente da origem ou da maneira, café sempre é uma boa pedida.
Se você estiver circulando pela Lapa, por exemplo, não deixe de apreciar um delicioso café expresso na BR Mania. Uma loja de conveniência que prima pela qualidade de seu café como as grandes boutiques de café. De acordo com Letícia Lopes, uma das consultoras da loja e consultora-sócia da Letanjú, o café servido é o Maiis Café, especial, top de linha, 100% grãos do tipo arábica, sem nenhuma impureza. Ela explica que para o café ser considerado especial o cuidado inclui todo um processo de plantio, colheita, lavagem, separação dos grãos, secagem, seis meses de armazenamento para apurar os sabores, benefício (como os grãos são descascados) e embalagem valvulada (permite a saída dos gases que são liberados após a torra do grão e não deixa que o produto oxide). A idéia é que o café tenha qualidade para ser degustado como se faz com o vinho”, compara.
Embora o Brasil seja o maior produtor mundial de café e este faça parte da cesta básica, segundo Letícia, 7% da população não toma café. Esse conceito está mudando. “Até pouco tempo atrás, a parcela da produção de café de qualidade no País era totalmente exportada. As pessoas só conheciam o produto de qualidade inferior encontrada em supermercados”, diz, justificando e desmistificando o senso comum de que café faz mal à saúde. “O café 100% Arábica possui baixo teor de cafeína, é mais suave e produzido em altitudes elevadas”.
Para conquistar de vez os brasileiros, a BR Mania possui a consultoria da Letanjú e sua equipe de baristas (profissionais especializados em café), assim como o enólogo está para o vinho, que preparam novas receitas à base dessa bebida tipicamente brasileira.
No cardápio estão desde o café “espresso” – do italiano, cujo conceito é apreciar sem pressa, ao contrário do aportuguesado “expresso” – até as mais incrementadas bebidas quentes e frias preparadas com café e chocolates. Nos dias quentes as opções são o Fresquíssimo Mania (à base suco de maracujá e água de coco), Capuccino de Morango, entre outros.
Já nos dias frios as sugestões ficam por conta da Caipirinha Brasil Espresso (à base de Bailleys e cachaça), Café & Canela Mania (café espresso e Bailleys), Maiis Chocomint Café (à base de licor de chocolate e de menta) e Cappuccino Italian Shake. “Em cada bebida há uma técnica de preparação que envolve a vaporização do leite e decorações variadas que dão um toque todo especial. As funcionárias que servem as bebidas chegam a escrever a inicial do nome do cliente na superfície da bebida”, observa Letícia, lembrando que além de saborosas, as bebidas à base de café são bonitas de serem vistas e têm preços muito acessíveis. Não deixe de experimentar essa deliciosa mania!

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA