Correios: um ícone do bairro

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KELLY MONTEIRO

Disseram que a Internet e o correio eletrônico colocariam fim no costume de escrever cartas à mão, envelopar e enviar pelos Correios. No entanto, há 38 anos, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) vem aproximando as pessoas. Seja para enviar uma simples cartinha ou confiar aquela encomenda especial, a empresa é referência quando se trata de comunicação.
Basta fazer uma visita ao Edifício-Sede da Diretoria Regional de São Paulo Metropolitana (DR/SPM), na Vila Leopoldina, para sentir o poder dos Correios: essa grande engrenagem jamais parou de funcionar. O Edifício-Sede ocupa uma área construída de 155.000 m2 e foi inaugurado em 1981, pelo então presidente João Baptista Figueiredo.
A Diretoria Regional atende a região da Grande São Paulo e as cidades do litoral sul do Estado e Vale do Ribeira. Atua em uma área de 23.848km2 com uma equipe formada por 19.523 pessoas. Por dia, circulam no local cerca de 4 mil a 5 mil pessoas, entre empregados e visitantes.
A localização do prédio é estratégica, pois fica próximo a duas vias marginais da capital e também das principais rodovias. Do ponto de vista arquitetônico, a construção tem características industriais, acabamento simples e versatilidade dos espaços internos. Três blocos compõem o prédio da Diretoria Regional. No Bloco I, localizam-se o Centro de Educação Corporativa e o ambulatório médico, além da Agência dos Correios Cidade de São Paulo. O Bloco II possui 28 andares – entre eles dois subsolos, Salão Nobre e Auditório – e reúne as gerências e as assessorias. Já o Bloco III, com sete pavimentos, é o coração operacional do Edifício Sede, pois abriga os centros de triagem de cartas e de encomendas, além de um terminal de cargas e de um centro de entrega de encomendas.

O que se vê ao entrar nesses blocos é um grande complexo funcional, com muita gente buscando informações, postando cartas, retirando encomendas, participando de uma ou outra atividade. No dia em que a reportagem do Guia Daqui Lapa / Leopoldina visitou a Regional dos Correios estava sendo montada uma Feira de Qualidade de Vida, que faz parte de um programa corporativo para os funcionários focado em qualidade de vida. Nesta feira, que acontece uma vez por ano, os funcionários têm informações sobre saúde, técnicas de relaxamento, artesanato, etc. A Feira, assim como todos os programas dos Correios, acontece em todas as Diretorias Regionais.

Meio ambiente

Uma das preocupações da Diretoria Regional é o meio ambiente, tanto que a empresa incentiva a Coleta Seletiva de Lixo. Até 2006 haviam sido recicladas 3 mil toneladas de papel, papelão e ferro, e 476 toneladas de plástico. Todas as unidades da Regional praticam a coleta seletiva, com base na cultura dos 3R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Também são tratados adequadamente o descarte de pneus, lâmpadas fluorescentes, uniformes e entulhos das obras, entre outros.
Esses cuidados com o meio ambiente representam 228 milhões de litros de água poupados, 69 mil árvores preservadas, 71 mil litros de petróleo não consumidos e 9 mil m2 de aterros sanitários não utilizados.

Solidariedade

Ainda cumprindo sua função social, no mês do Natal entra em atividade o programa Papai Noel dos Correios. A iniciativa foi dos próprios empregados dos Correios que decidiram responder às milhares de cartas recebidas anualmente, destinadas ao Papai Noel.
Cada criança que envia uma carta ao bom velhinho recebe resposta. Quem quiser pode “adotar” as cartas, ou seja, basta ir até um ponto de leitura de carta, escolher uma ou mais, e atender o pedido de uma criança. Informe-se na Central de Atendimento (0800 570 0100).

Papai Noel dos Correios

Total de cartas recebidas em 2006: 47.560
Cartas que receberam carta-resposta do Papai Noel: 31.256
Adotadas: 15.550 (138% mais que em 2005)

Por dentro dos Correios

Você acha que é fácil receber uma carta? Pois não é tão simples assim. Para receber notícias do amigo distante ou mesmo aquela encomenda tão esperada, saiba que os objetos postais, até chegarem as nossas residências, percorrem diversas unidades dentro dos Correios.
Eles saem das agências ou das caixas de coleta e são encaminhados para os centros de tratamento de cartas e encomendas, os chamados CTCs, CTEs ou CTCEs. Lá, onde são separados por localidades.
Em seguida, são levados aos Terminais de Carga Aéreos, TECAd, para serem encaminhados aos TECAs dos estados de destino e aos centros de tratamento para nova separação por cidades. Chegando à cidade de destino, os objetos postais são direcionados aos Centros de Distribuição Domiciliária (CDDs) e Centros de Entrega de Encomendas (CEEs) de onde, finalmente, saem para nossas residências. Parece complicado, mas graças ao comprometimento e à agilidade de todos os empregados envolvidos no processo, esse percurso se torna rápido.

A palavra do carteiro

Carlos Gonçalves de Souza trabalha na DIretoria Regional há 17 anos. Seu itinerário é a avenida Imperatriz Leopoldina, lado ímpar, e algumas travessas. Ele entra às 7:30 e sai às 16:30, de segunda a sexta. Na mochila são 7 quilos de peso (para mulheres são 5).
“Trabalhar nos Correios é ótimo. As pessoas me tratam muito bem. Costumo ganhar bolo e café de umas senhoras. O bairro mudou muito: tem muito morador novo, por causa dos prédios, o comércio melhorou. Mas não tenho vontade de mudar de itinerário, não, prefiro ficar nesta área.”

Suiang Guerreiro

Um pouco de história

A ECT é sucessora de uma das instituições públicas mais antigas do País, os Correios do Brasil, que tiveram sua origem em 1663, com a instituição do Correio-mor, no Brasil-Colônia. Ao longo desses mais de três séculos de existência, os Correios vêm evoluindo e se adaptando às necessidades do mercado e às facilidades tecnológicas.
108 mil empregados entregam cerca de 32 milhões de objetos por dia. Há pelo menos uma agência dos Correios em cada um dos mais de 5.500 municípios brasileiros. Considerando apenas a área de atuação da Diretoria Regional de São Paulo Metropolitana, que abrange a Capital, a Grande São Paulo, o ABC, a Baixada Santista e a região de Mogi das Cruzes, são cerca de 520 agências e 19 mil empregados.
Os Correios cumprem importante função de integração e inclusão social, operando também serviços de interesse público. É o caso da entrega anual de livros didáticos às escolas públicas, do transporte e entrega de urnas e de material de apoio em eleições. Os Correios também foram os responsáveis por toda a logística dos Jogos Pan-americanos Rio-2007.

A palavra do diretor

Marcos Antonio Vieira da Silva trabalha há 30 anos dos Correios e há cinco é o Diretor Regional São Paulo.
“Estamos num País com mais de oito milhões de quilômetros quadrados e fazer correio onde a infra-estrutura não é da melhor qualidade é complicado, mas o dia-a-dia é natural.
Os Correios estão em todos os municípios brasileiros. Essa logística é complicada por conta dessas dificuldades, mas temos prazos a cumprir e tudo faz parte de uma engrenagem em diversas áreas, com esse batalhão todo trabalhando para que a máquina Correios funcione. É um trabalho bem coordenado. Por conta de tudo isso, somos o maior operador logístico do País. E estamos entre os dez melhores correios do mundo, com a peculiaridade de ser bom num país tão grande quanto o Brasil. Temos ganhado prêmios internacionais por operações logísticas, como a entrega do livro didático em todas as escolas do País – este ano serão 130 milhões de livros. É a maior operação logística do mundo, inclusive está no Guiness.”

Suiang Guerreiro

Números gigantes

A Diretoria Regional de São Paulo Metropolitana responde por quase metade da receita da empresa: 43%;
São 3,6 bilhões de correspondências postadas na Regional e 1,7 bilhões de correspondências entregues por ano;
Na DR/SPM o percentual da população atendida pela entrega domiciliar é superior à média nacional: 98%;
São 19,7 milhões de pessoas servidas pela equipe da Regional, independentemente das condições sociais de moradia, acesso ou localização;
Os Correios têm 81% de aprovação da população, segundo pesquisa realizada pela Revista Seleções – Reader’s Digest, em 2006;
Em 2006, os Correios entregaram 8,6 bilhões de objetos, sendo 6,5 bilhões de cartas;
Atuam em 5.560 municípios e em 1.128 distritos administrativos com mais de 500 habitantes;
Com 110 mil empregados, recebem, encaminham e entregam cerca de 32 milhões de objetos por dia;
No setor de atendimento, funcionam 12.343 agências, 25.379 caixas de coletas, 443 mil caixas postais comunitárias, 10.680 postos de vendas de produtos e uma agência virtual no site da empresa (www.correios.com.br);
Há 829 Centros de Distribuição Domiciliária, onde trabalham 52 mil carteiros.

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