Coreografia campeã

0
1728

O desfile da Vai-Vai, a campeã do carnaval de São Paulo, que teve como enredo “Vai-Vai Acorda Brasil” além de fazer bonito no sambódromo também ficou com o Estandarte de Ouro, troféu entregue à escola pelo desfile impecável.
A comissão de frente da escola foi coreografada por Irineu Nogueira, que é morador na Alto da Lapa e também professor de dança na Academia Ecofit Club da Rua Cerro Corá. A academia saiu com uma ala própria com 80 integrantes formada por alunos e funcionários naquela tradicional agremiação carnavalesca.
Para Nogueira o Estandarte de Ouro foi “o reconhecimento merecido pelo trabalho apresentado na avenida”, afirma este maranhense de São Luis que vive em São Paulo há duas décadas. Segundo a cantora Lecy Brandão ele é um coreógrafo audacioso. Na preparação da comissão de frente, formada por 14 homens e uma mulher, Nogueira fez questão de trabalhar com integrantes da própria escola. “Gosto de formar o bailarino”, afirma ele. Foram dois meses de preparação física e ensaios coreográficos que aconteceram na Ecofit. Enquanto o professor Marcos Marques cuidava da preparação física, Nogueira se encarregava da coreografia. “Sabia que seriam dois desfiles. Um no desfile e o outro, no desfile das campeãs”, diz ele com orgulho.
Já com uma carreira de mais de quinze anos de carnaval, Nogueira coreografou as comissões de frente nas escolas Unidos do Peruche e Tom Maior. Na Vai-Vai, ele trabalha junto com o carnavalesco Chico Spinosa. E a dupla vai continuar na Vai-Vai em 2009.
Carnaval terminado, Nogueira se dedica a ministrar aulas de dança popular, dança africana e hip-hop na Ecofit e na academia Abieiê de dança africana, na Vila Madalena. Além de suas atividades como professor de dança, ele desenvolve atualmente um trabalho com o produtor José Possi Neto em espetáculo que fará turnê pelo país a partir de junho próximo, envolvendo 30 profissionais de dança, entre bailarinos e capoeristas. A dança africana será coreografada por Nogueira.
No dia 21 de fevereiro último, a Ecofit e a Vai-Vai promoveram a festa oficial de comemoração do título de campeã do carnaval 2008. Entre os presentes, estiveram o presidente da escola, Tobias, os mestres-sala, portas-bandeira e toda a comissão de frente além da rainha de bateria, Ivi Mesquita.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA