Atrações para a melhor idade

0
3263

Se quando você pensa em idosos, pensa em cadeira de balanço e avozinhas fazendo tricô, está na hora de rever seus conceitos e derrubar estereótipos. De uns anos para cá os padrões mudaram. As pessoas têm chegado à terceira idade cada vez mais ativas, fortes e saudáveis. Tanto que a procura por lazer é crescente. E nada de passeios na pracinha para jogar dominó ou dar milho aos pombos. O que estes senhores e senhoras com mais de 60 anos de idade querem é se divertir.
O Sesc Pompéia já é conhecido pelas várias atividades oferecidas aos idosos. A Estação Ciência e o Sesi Vila Leopoldina também perceberam que este público está ávido por novidades. E aqueles que moram aqui na região também podem aproveitar o que a ACM e o Pelezão oferecem.

ACM

Superveteranos. Para pessoas com mais de 60 anos. As aulas acontecem as segundas, das 10h30 às 11h30; terças e quintas, das 8 às 10h30; 10h30 às 11h30; 14h30 às 16h, e quartas e sextas, das 8 às 10h; 10h às 11h. Há também aulas de ginástica e hidro. E também se divertem em uma programação super especial, com chás, passeios, viagens, e tarde dançante da melhor idade (um programa realizado duas vezes por ano com música, sorteios de brindes, bufê, das 14 às 17h). Fora esse programa, na ACM os idosos praticam ginásticas, esportes de quadra, natação e musculação, com o acompanhamento de monitores especializados.

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 1100, Lapa.
Telefone 3839-5800.

PELEZÃO

O Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento (Pelezão) dispõe de atividades para as pessoas da terceira idade, como oficinas de arte a atividades esportivas. São elas: Biodanza, Reiki, Canto, Capoterapia, Fazendo Arte, Ginástica Adaptada, Jogos Adaptados, Meditação, Tai Chi Pai Lin, Terapia Holística, Yoga e Terapia Grupal. Vários horários.

Rua Belmonte 957, Lapa.
Telefone 3834-0032

ESTAÇÃO CIÊNCIA

Oficina de Teatro. Turmas semestrais, com cerca de 30 pessoas. Os encontros semanais e trabalham com elementos da dramaturgia, além do trabalho corporal: postura, voz, etc. Há exercícios com improviso, imagem, fotografia, percepção… Tudo com orientação do prof. Cauê Matos, que é ator e diretor de diversas peças, e coordena o Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência. Há a proposta de no final do curso a turma apresentar uma peça.

Clicar na Terceira Idade. A Estação Ciência oferece o Projeto Clicar, há 11 anos, para crianças, e desde 2005 começou a trabalhar também com os idosos. Começou com poucas pessoas e frequência pequena, mas a demanda é grande e os educadores do projeto atendem a cada vez mais pessoas. São oficinas com cerca de uma semana de duração, e a abertura das inscrições é esporádica. A proposta é fazer com que os idosos tenham um primeiro contato com a máquina, perdendo medos e entendendo a lógica por trás do micro. São feitas atividades como: uso do Windows e conceito de arquivos, navegação na internet, e-mail, textos no Word.

Rua Guaicurus, 1274, Lapa.
Telefones 3673-7022 e 3672-5364.

SESC POMPÉIA

Conviver com Arte. Apresentações musicais diversas e gratuitas dirigidas ao público da terceira idade e freqüentadores em geral. Acontece na Choperia. Em novembro, o projeto traz shows da Banda Alphaville (repertório dançante e variado, interpreta bolero, mambo, valsa e samba. Dia 7/11, às 16h30); Cristina Campos e Banda (show dançante, com repertório variado e selecionado, composto essencialmente por músicas brasileiras, incluindo clássicos da MPB, bossas, choros, sambas, serestas, forró. Dia 14/11, às 16h30); Banda Zaba (dedica-se a reviver grandes momentos da música em geral, grandes sucessos dos anos 50 / 60 / 70 / 80, fazendo serestas e bailes. Dia 21/11, às 16h30); Bruna Rodrigues (relembrando os anos 30, 40 e 50 o grupo traz de volta os bons tempos em que despontavam expoentes como Carmen Miranda, Assis Valente, Custódio Mesquita, Noel Rosa viajando até a fase mais contemporânea passando por Adoniran Barbosa, Jackson do Pandeiro, destacando suas composições divertidas e pouco convencionais. Dia 28/11, às 16h30).

Rua Clélia, 93, Pompéia.
Telefone 3871-7700.

SESI LEOPOLDINA

Atividades para a Terceira Idade no Centro de Lazer e Esportes. Grupos de Jazz / Dança (Tarde). Grupos de Caminhada (Manhã). Grupos de Hidroginástica (Manhã). Academia (Manhã).
Obs.: o grupo de Jazz da Terceira Idade irá se apresentar gratuitamente no Festival de Dança do Sesi Vila Leopoldina, nos dias 10 e 11 de novembro, a partir das 18h.

Atividades específicas. Atividades sócio culturais e recreativas para a Terceira Idade, incluem grupos de convivência que se reúnem uma vez por semana. Atividades desenvolvidas: atividades recreativas, excursões a bingos, passeios, bailes, atividades culturais, visita a museus, teatros e cinemas. Dança circulares, atividades informativas como palestras e debates sobre temas pertinentes a idade, bem como a Oficina de Treinamento da Memória – curso que possibilita atividades de treinamento da afetiva e cognitiva, onde se desenvolve atenção e concentração e estímulo à leitura.

Rua Carlos Weber, 835, Vila Leopoldina.
Telefones 3833-1092 e 3833- 1093.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA