Aprendendo a cantar

0
1486

Todo mundo tem seu lado “cantor”. Não importa se você gosta de cantar embaixo do chuveiro ou apenas cantarola baixinho sua música preferida. Cantar é uma arte que pode, sim, ser aprendida. Para isso, basta estudar e praticar bastante.
Na região da Lapa há várias escolas onde se pode aprender a cantar. Em uma delas, a Música é Arte…, há curso de canto popular, canto lírico e canto religioso. “Os cursos de canto são práticos e teóricos. Na aula prática estudamos respiração, técnicas vocálicas e repertório, respeitando o gosto de cada educando e, nas aulas teóricas, estudamos a teoria universal da musica, ou seja, toda a parte escrita da musica”, explica Maria Beatriz Fernandes, coordenadora da Música e Arte.
Segundo ela, qualquer pessoa pode cantar desde que esteja apta vocalmente. “Sempre devemos contar com o laudo profissional de um fonoaudiólogo e ter vontade de aprimorar a voz. De nada adianta ter somente garganta e boca. Devemos lembrar que, no canto, o instrumento está dentro do corpo humano, diferente de um violão, por exemplo, onde você tange as cordas e produz o som. Tem que estudar, além da linguagem musical, anatomia humana, fisiologia e morfologia. Dom é cedido por Deus a todas as pessoas quando nascem, porém, para ser um cantor é necessário mais do que isso. O dom, aliado ao estudo e a um bom mestre, faz com que você respeite suas cordas vocais e sensibilize milhares de pessoas”, analisa.
Quanto às técnicas para cantar, Beatriz observa que alguns músicos dizem serem as mesmas para se aprender qualquer estilo musical, e outros acreditam que não. “Como cantora lírica, acho que são as técnicas são as mesmas para todos os estilos. O que muda é a impostação e a intensidade do alcance sonoro”.
Na Música e Canto o curso de canto básico é programado em oito níveis. Depois do básico há o estágio médio e o avançado, bem como a formação específica.
Beatriz lembra que o ideal é que o aluno faça duas aulas práticas individuais e ao menos uma aula teórica por semana. “Porém, a maioria das pessoas opta por uma aula prática e outra teórica, além de prática de conjunto uma vez por semana, a partir do nível dois e, a partir do nível quatro, presença de palco, totalizando quatro a cinco aulas por semana”, ressalta.
Outro destaque da Música e Arte são as aulas de cantoterapia onde, com técnicas realizadas em grupo, com karaokê e bandas ao vivo, há uma maior interatividade e, como conseqüência, a liberação do estresse do dia a dia.

Música é Arte…
Rua Carlos Weber, 1055, Vila Leopoldina
Telefone 3641-0717

Cante e encante!

B Maior Escola Livre de Música
Canto Lírico: a idade mínima recomendável para o início do estudo é de 16 anos, por causa do amadurecimento físico e vocal. Exercícios de respiração e dicção são a base do canto. No repertório, canções brasileiras eruditas a ópera italiana, de musicais americanos a cantatas e sinfonias. Canto Popular: Exercícios de relaxamento, técnica de respiração e técnica vocal de afinação. Cursos para crianças e adultos. Rua Albion, 231, Lapa. Telefone 3831-8896.

Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Paganos
Oferece oficina de canto, com preparação vocal a iniciantes na atividade do coral e como complemento e aperfeiçoamento desta atividade. Regência: Ricardo Barbosa; preparação vocal e piano: Regiane Martinez. Carga horária: uma hora e meia. Grátis. Acima de 16 anos. As terças-feiras, das 18 às 19h30. Rua Thomé de Souza, 997, City Lapa. Telefone 3836-4316.

Centro de Desenvolvimento Musical Caires
O curso objetiva integrar o trabalho prático musical com o técnico. No desenvolvimento técnico ocorre um processo de preparação do corpo e de conhecê-lo também como um instrumento musical. Capacita o organismo para cantar e aborda assuntos como respiração, controle muscular, relaxamento, ressonância, articulação, etc., o que resulta numa melhor afinação, impostação e controle da voz falada e cantada. Há também a prática de repertório em diversos estilos musicais. Aulas individuais ou em grupo. De segunda a quinta-feira, das 14 às 22h; sexta, das 9 às 17h; sábado, das 8 às 13h. Rua Ponta Porã, 1247, Alto da Lapa. Telefone 3836-5353.

Estação Ciência
Aclamado pelo publico e pela crític especializada, o grupo CoralUSP atua na Cidade Universitária e também em seis outras unidades, entre elas a Estação Ciência, aqui na Lapa. Tem como objetivo estimular a formação de músicos, oferecendo a todos os seus integrantes oportunidades de iniciação. Regente do grupo da Estação Ciência: Mauro Aulicino. As segundas e quartas, das 20 às 22h30. Inscrições e testes: falar com Mauro, telefone 9433-1814. Rua Guaicurus, 1394, Lapa.

Moriah Music Estúdio/Escola
Escola com 10 anos de experiência. Além do curso de canto popular, oferece cursos de guitarra, violão, baixo, bateria, violino, violoncelo, flauta, saxofone, cavaco, banjo, gaita, viola, percussão e outros. Ligue e marque uma aula teste gratuita. Rua Tito, 1724, Lapa. Telefone 3641-5253.

Tendal da Lapa

Curso de canto coral. As aulas são ministradas pelo regente Luciano Camargo (Coral da Cidade de São Paulo, com 80 vozes). As aulas acontecem às terças-feiras, das 19 às 21h, com ensaios aos sábados, das 9 às 12h. As inscrições devem ser feitas pessoalmente. Espaço Cultural Tendal da Lapa, Rua Constança, 72, Lapa. Telefone 3862-1837.

Toque Musical

Ensino livre de canto e também de música, bateria, percussão, violão, gaita, acordeom, cavaquinho, violino, guitarra, teclado, saxofone, clarinete, banjo, contra baixo, coral, flauta e piano. Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 2320, Alto da Lapa. Telefone 3644-8906.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA