Alimentação saudável

0
1473

Cada vez mais as pessoas estão descobrindo a alimentação vegetariana. A alquimia de temperos dá um toque especial aos pratos e os benefícios para a saúde já são comprovados. Sem falar na consciência de que o consumo de produtos de origem animal, cuja produção implica em sofrimento para os bichos, não é necessário. Assim é no restaurante Lar Vegetariano, na Lapa.
Em um ambiente simples, porém aconchegante, você pode saborear deliciosos pratos da culinária vegetariana. Os “vegans” têm como princípio a ética animal, ou seja, não consomem nenhum tipo de carne e nenhum produto derivado de animais ou que contenham substâncias extraídas dos mesmos, como leite, couro, iogurtes, produtos de higiene, etc. “Além da ética animal, procuramos visar a nutrição completa”, diz Paulo César A. Diaz Nakashima, proprietário do Lar Vegetariano e autor do livro “Lar Vegetariano – Vegan”, em parceria com Ivonete do Amaral Diaz Nakashima e Aparecida Alves Freires Teixeira.
No restaurante toda a comida é feita com base nos princípios vegans. “Não usamos leite nem ovos, por exemplo, e nem o mel. Como ele é produzido industrialmente para atender a demanda, existe uma exploração das abelhas. Se isso causa sofrimento, não aceitamos. Em substituição do mel, usamos o melado”.
Dizer que a comida vegetariana não tem sabor é um mito. A proteína vegetal texturizada (PVT), ou proteína de soja, usada para fazer bifes, hambúrgueres e salsichas, quando bem temperada fica bastante apetitosa. Também bastante utilizado na culinária vegetariana é o tufu defumado, um queijo de soja e a mortadela vegetariana, feita de mandioca e glúten.
O Lar Vegetariano também serve deliciosas pizzas. “A massa é feita de farinha branca e farinha integral; usamos um queijo cremoso de soja apelidado por nós de ‘catupisoy’. Usamos mandioca, grão de bico e estamos desenvolvendo a mussarela vegetal”, conta Paulo, lembrando que são cerca de 15 tipos de pizzas, incluindo as doces, feitas com cacau, frutas e leite condensado de soja.
Além do almoço servido diariamente, aos sábados há rodízio de pizzas a partir das 19h. Aproveite para conhecer o restaurante, se alimentar bem e ainda cuidar da saúde!

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA