Adestramento responsável

0
1685

Ter um animal em casa ou no apartamento é sempre motivo de alegria quando o filhotinho chega. Mas em seis meses, o então filhotinho já deve ter dobrado de tamanho e vai aos poucos perdendo aquele jeito brincalhão de antes. É quando, muitas vezes, as pessoas resolvem se livrar do “problema”. Para saber mais sobre esse assunto, o Guia Daqui Lapa / Leopoldina conversou com o adestrador e instrutor de cães Joaquim Borges Filho, mais conhecido como Katito. Morador do Alto da Lapa, ele há décadas treina cães de guarda, entre outras funções.

Como é seu trabalho e como as pessoas chegam até você?
Trabalho há muito tempo nisso e sou bem conhecido no meio. É um mercado muito delicado. Trabalho muito com empresas como a Siemens, por exemplo, há mais de 21 anos. A partir deles, fui ampliando o meu trabalho. Mas também atendo aos donos particulares. Tem empresas que eu faço a locação dos meus cachorros. Treino os vigilantes também. E presto assistência às empresas. Se o segurança não é preparado, pode atirar no primeiro momento e isso é perigoso. Às vezes, alguém entra na empresa e o cachorro faz a segurança do patrimônio e do próprio segurança.

Qual é a raça de cachorro que você mais usa para guarda?
É mais pastor alemão e rottweiller. Na Siemens era tudo pastor alemão, depois tivemos dificuldade em arrumar pastor e agora só tem rottweiller. Mas o pastor é o mais utilizado no mercado de segurança. Mas tem várias raças que servem para esse trabalho.

Quando o dono deve adestrar o seu cão?
Quanto mais cedo, melhor. O dono esquece, muitas vezes, que o cão tem uma vida muito mais curta do que a nossa. O cão com dois anos, já é adulto. O dono precisa evitar que o cão morda as pessoas e outros animais. Precisa socializar o cão. Corrigir o que está errado. Vejo que é grande a quantidade de donos que alimentam os erros, não corrigem.

O que seria um erro básico no adestramento do cão?
Você coloca comida para o cão, ele rosna e você fica quieto. Isso não pode acontecer. O cão não pode mandar no dono. Você é quem domina o cão e não o inverso. A correção é feita com adestramento, sem violência. É usar o enforcador na hora e da maneira certa, por exemplo. Não é bater no animal com um pedaço de pau, um chicote. O instrutor consciente precisa saber passar esses ensinamentos ao dono do cão para ele cuidar certo.

O treinamento dura a vida toda? É necessário repetir sempre?
Sempre. A higiene do cão é outro assunto importante. Ele precisa ter um lugar onde vai fazer as necessidades dele. E deve ser sempre o mesmo. Com isso, o dono não vai ter aborrecimentos e sujeira pela casa. O cão precisa demarcar o território dele. Se em cada lugar que o cão fizer xixi você for lá e limpar ele vai pensar que pode fazer isso em qualquer lugar. É preciso deixar o resíduo para o cão saber onde ele deve fazer suas necessidades. É simples, mas pouca gente sabe disso. O cão gosta do cheiro.

Quando se deve reprimir e quando se deve agradar o cachorro?
Se ele faz uma coisa errada é preciso repreender. Se ele faz o que você quer, precisa ser agradado, recompensado. Na rotina de atividade, o “não”, “fica”, “junto” são palavras curtas e muito importantes no adestramento. O mais importante é a repetição do comando e a forma com que o dono o executa. O que não se deve fazer é dar duplo comando. “Vem”, “fica” dito ao mesmo tempo é confuso para o animal. É um condicionamento para todas as raças.

Tem raça que é mais “inteligente” que outra?
O cachorro mal cruzado é mais difícil de treinar. Um animal que tem bom comportamento, por exemplo, deve ser cruzado com outro com a mesma característica para aprimorar a raça, melhorar a genética. Hoje em dia, tem muita gente cruzando animal dócil com outro mais agressivo e gera um animal de comportamento instável. É onde estão os problemas. Mesmo que você não conheça o pai e a mãe do animal, tem jeito de se adestrar o animal. Aí, o adestramento é mais severo e mais intenso. Saber a origem do animal ajuda muito a conhecer o comportamento futuro.

Qual é o cachorro do momento?
O rottweiller quando apareceu custava muito e não existiam os pitbulls. Depois de um tempo uma raça vai ficando mais famosa que outra. No momento, o labrador é uma raça muito procurada. O pastor alemão já foi mais querido. E o mesmo ocorre com os pitbulls. E com esses problemas com eles, não tem tanta procura atualmente.

Qual é a sua opinião com relação aos pitbulls?
O problema é o treinamento. Esse pessoal que fica treinando o animal para apanhar pneus no alto e coisas assim, não está certo. O cão não pode ser treinado para ser assassino. Rinha de cachorro também eu condeno.

O que se deve fazer para se defender de um ataque de um cão?
O animal age por instinto. Muitas vezes o animal quer o que a pessoa tem na mão e não é a pessoa o objeto que ele procura. Quanto menos você se movimentar – sei que é difícil – você pode se proteger mais. Não se deve encarar e nem olhar para o cachorro.

Esses ataques de cachorros que foram noticiados, por que acontecem?
O animal muitas vezes não tem espaço para gastar a energia dele. Quando alguém invade o espaço ele quer defender e aí que acontece as desgraças. É preciso que o cão seja treinado para defender o espaço sem atacar a pessoa. Os cachorros convivem juntos, sem briga, com adulto, com crianças, sem problemas. Mas precisa ter treinamento para isso. É o que eu faço.

Toda a família precisa participar do treinamento?
O animal sempre procura um líder na matilha – é como ele vê a família. A família precisa padronizar os comandos. Se um agrada de um jeito e o outro de outra maneira fica confuso para o cachorro. O animal precisa respeitar o dono e vice-versa.

Quem quer ter cachorro. O que precisa saber antes?
Para apartamento, cachorro grande não é ideal. Ele vai precisar de muito espaço. Não vai ser legal nem para o cachorro e nem para o dono. É preciso pensar bem antes de levar o cão para casa, porque ele vai durar muito tempo. E tem muita gente abandonando o bicho depois que ele cresce. Depois da compra, procure um veterinário, faça todas as vacinações e adestre para ele ter uma vida bacana e o dono ficar feliz. Não importa a raça, o tamanho. O animal grande precisa de muita atividade e de espaço. É preciso pensar nisso.

Por que as pessoas abandonam os cachorros depois de adultos?
Se for adestrado corretamente você vai ficar com ele para sempre. Mas pouca gente adestra seu cão. É uma responsabilidade a mais levar o animal para casa. E vai durar em média dez anos. Depois de adulto é muito difícil mudar o comportamento.

Como é feito o adestramento coletivo?
São, em média, uns 35 animais. É bom para os cachorros e os donos que aprendem mais rápido. Eles são divididos em fase de treinamento, para os novatos e para os mais adiantados. O adestramento é feito todas as segundas e quartas à noite na praça John Lennon, aqui no Alto da Lapa.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA